Existe posição correta para dormir na gravidez?

terça-feira, abril 03, 2018 Vivian Loreti 0 Comments



Toda grávida que já está ou já passou do segundo trimestre da gestação sabe o quanto é difícil encontrar uma posição confortável na hora de dormir. A barriga pesa, a costela dói, o bebê chuta e as costas latejam, entre tantos outros desconfortos que surgem logo na hora do descanso, não é mesmo? 

Estudos recentes feitos por britânicos e neozelandeses, que foi publicado pelo BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology (em tradução livre "Um diário internacional de obstetrícia e ginecologia"), mostra que de todas as posições, dormir de costas no fim da gravidez pode ser a pior escolha.

A pesquisa

Os 291 casos de gestação interrompida confirmam que o risco maior de aborto no fim da gravidez está entre as mães que dormem de costas durante o terceiro trimestre da gestação.

Qual é o melhor lado para dormir?

Apesar de ainda não haver consenso em qual é a melhor posição para a gestante dormir, esta atual pesquisa mostrou que não há um melhor lado: ambos direito ou esquerdo são boas opções para as mamães. No entanto, estudos anteriores observam que quando a mulher está deitada do lado esquerdo, o bebê recebe um maior fluxo de sangue e oxigênio através do cordão umbilical.

Dicas para dormir melhor

Como dormir pode ter se tornado um desafio, separamos algumas dicas aprovadas por médicos e gestantes, para você conseguir descansar melhor:

1 - Usar almofadas e travesseiros que te seguram na posição mais confortável garante que você não tenha surpresas desconfortáveis durante a noite.

2 - Um travesseiro grosso entre as pernas dá suporte ao seu peso e ajuda a evitar dores na coluna e na costela.

3 - Roupas confortáveis e largas são sempre a melhor escolha.

4 - Fazer refeições leves antes de dormir previne a azia e a má digestão.

5 - Meditação e exercícios de respiração são uma boa saída para aqueles que querem um pouco mais de relaxamento na hora de ir pra cama. 


E se você acordar de barriga para cima no meio da noite? O que fazer?
Não se preocupe, isso acontece! Não somos robôs. Simplesmente vire de lado e tenha uma ótima noite de sono!


You Might Also Like

0 comentários: